Nasa afirma que aproximadamente 4,7 mil asteroides são potencialmente perigosos para a Terra
Esses asteroides têm órbitas próximas à Terra..A Nasa calcula que há 4,7 mil asteroides potencialmente perigosos para a Terra, segundo os dados da sonda WISE, que analisa o cosmos com luz infravermelha, informou nesta quarta-feira a agência espacial americana. A agência assinalou que as observações da WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) permitiram a melhor avaliação da...

...população dos asteroides potencialmente perigosos de nosso sistema solar.
Esses asteroides têm órbitas próximas à Terra e são suficientemente grandes para resistir à passagem pela atmosfera terrestre e causar danos se caírem no nosso planeta. Os novos resultados foram recolhidos pelo projeto NEOWISE, que estudou, utilizando luz infravermelha, uma porção de 107 asteroides potencialmente perigosos próximos à Terra com a sonda WISE para fazer prognósticos sobre toda a população em seu conjunto.
Segundo a Nasa, há aproximadamente 4.700 deles - com uma margem de erro de mais ou menos 1.500 -, que têm diâmetros maiores de 100 metros. Até o momento, calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.
"Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra", disse Lindley Johnson, responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, desenvolvido pela Nasa.
No entanto, "temos de encontrar muitos e será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para encontrar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro".
A terra já sofreu com impactos...

Segundo os cientistas, há 65 milhões de anos, um asteroide com aproximadamente 10km de diâmetro se chocou contra a Terra. Ele atingiu a região que hoje corresponde ao México.
O impacto foi equivalente à detonação de 1 milhão de bombas atômicas. O choque causou terremotos, tsunamis e o lançamento de gigantescas quantidades de partículas de poeira na atmosfera, provocando o que pode ser chamado de “caos climático”.
Em consequência, os dinossauros e outras milhares de espécies animais foram extintas. Por outro lado, isso teria permitido que as espécies sobreviventes evoluíssem.
Fatos confirmados...
Um evento mais recente envolvendo destruição por asteroide aconteceu na Rússia, em 1908. O episódio ficou conhecido como Evento de Tugunska.
Calcula-se que oito milhões de árvores foram derrubadas numa área florestal sete vezes maior que a cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O impacto foi equivalente à explosão de 1 mil bombas atômicas e causou um terremoto de 5º na escala Richter.
Já no Brasil ocorreu fenômeno similar em 1930, porém com proporção bem menor. Um asteroide atingiu o estado do Amazonas, deixando uma cratera de quase 1km de diâmetro no meio da Floresta Amazônica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
...Grato pelo comentário...